top of page

Valter Zômpero (jornalista)

Atualizado: 21 de jun. de 2023


Ocupação – jornalista

Data de Nascimento – 31/07/1941 – Pederneiras/SP

Data de Morte – 07/02/2014 (aos 72 anos) – em Tupã


Nascido na cidade de Pederneiras, região de Bauru, Valter Zômpero é filho de Lionello Zômpero e Maria Scomparim Zômpero.


Veio para Tupã ainda criança, aos 3 anos de idade, em 1944.




Carreira no Jornalismo Regional

Começou no jornalismo aos 16 anos, em 1957. Trabalhou durante 50 anos em diversos jornais de toda região, como Folha do Povo, Jornal de Tupã, Jornal da Região, Jornal de Quatá, Jornal de Bastos, A Época, de Pompéia, Folha de Rancharia, Tribuna Bastense.

Também foi redator de notícias em emissoras de rádio, com Rádio Piratininga (hoje Rádio Tupã) e Rádio Clube de Tupã.


Família

Casou-se com Maria Gizélia da Silva Zômpero, tiveram três filhos: Valter Junior, Ana Maria e André Luiz, e cinco netas: Maria Eduarda, Isadora, Rafaela, Bruna e Laura.




Livros publicados

Foi escritor, tendo produzido obras de poesia, como “Eu, você e o nosso amor” e “Fonte Eterna do Amor”.


Atuou junto ao esporte, ocupando cargos diretivos no Bastos Esporte Clube, Tupã Futebol Clube, Grêmio Sindical dos Ferroviários, Liga Municipal Tupãense de Futebol, Liga Tupãense de Futebol de Salão, Academia de Box de Tupã.



Reconhecimento

Valter Zômpero foi homenageado pela Câmara Municipal de Tupã em 2004, com uma moção de congratulações por seus 40 anos de atuação como jornalista em Tupã e Bastos, com destaque para os trabalhos realizados nos jornais Folha do Povo, de Tupã e Tribuna Bastense, da cidade de Bastos.

Também foi homenageado pela Câmara Municipal de Bastos, com cerimônia realizada no plenário e entrega de moção por todos os vereadores, em reconhecimento a sua atuação nos jornais Tribuna Bastense e Folha do Povo.


Morte

Após lutar contra um câncer, Valter Zômpero morreu no dia 7 de fevereiro de 2014, aos 72 anos, ainda ativo e atuando como repórter em Tupã e Bastos.


Homenagem

Em 2019, por meio do decreto 8.745, Valter Zômpero foi homenageado pelo município, com seu nome sendo atribuído à sala de reuniões da Prefeitura, instalada no Paço Municipal, denominada, Sala de Reuniões Valter Zômpero.



Site pesquisado:

Câmara Municipal de Tupã: camaratupa.sp.gov.br

Fonte:

familiares - agradecimento especial a nora Márcia Zômpero

196 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page