top of page

MÁRIO BIANCHI (pioneiro)

Atualizado: 12 de set. de 2023


Ocupação – comerciante, empreendedor

Data de Nascimento – 08/12/1902 – em Taquaritinga/SP

Data de Morte – 29/12/1989 (aos 87 anos) – em Tupã/SP


Filho de imigrantes italianos, da região de Cremona, Mário e seu irmão Orestes nasceram em Taquaritinga, município de pouco mais de 56 mil habitantes, divisa com os municípios de Jaboticabal, Matão e Itápolis.


Mudaram-se ainda crianças para Pindorama/SP (divisa com Catanduva), cidade onde viveu até o ano de 1935, exercendo a profissão de barbeiro.



Empreendedor

Mário (terno claro), junto do ex-prefeito Semeghini e o Governador do Estado Carvalho Pinto

No dia 13 de fevereiro de 1935, com 33 anos de idade, Mário Bianchi mudou-se para Tupã, acompanhado do irmão Orestes, em busca de novas oportunidades em uma cidade recém fundada.


De início continuou atuando como barbeiro, na esquina das Ruas Aimorés com Chavantes.



Ao mesmo tempo, Mário Bianchi assumiu a representação dos Correios de Tupã, cuja agência mais próxima ficava na cidade de Pompéia.


Mário montou o centro de distribuição dos Correios na própria barbearia e era responsável por receber a correspondência de Tupã e entregar ao motorista de uma jardineira (ônibus), conhecido por “Quinzinho”, que se encarregava de levar até Pompéia. No retorno à Tupã, “Quinzinho” trazia as correspondências locais até a barbearia.


Com espírito empreendedor, Mário Bianchi também se tornou representante local do Jornal Diário de São Paulo, recebendo as edições vindas da capital para serem entregues aos leitores e assinantes. Seu irmão Orestes era distribuidor do Jornal O Estado de São Paulo.


Foi proprietário de um armazém de “Secos e Molhados”, em sociedade com o comerciante e posteriormente Deputado Jamil Dualibi, que se mudou para Tupã e instalou o Cartório de Registro de Imóveis. Os dois também foram sócios na compra e venda de cereais.


Família e vida pública

Mário, a esposa e os quatro filhos

Mário Bianchi casou-se com Noêmia do Val e tiveram quatro filhos, todos nascidos em Tupã e formados professores: Yara, Telma, Vera e Fernando.

No ano de 1949, com 47 anos de idade, Mário Bianchi foi nomeado pelo secretário estadual de Segurança Pública Subdelegado de Polícia, cargo que ocupou até o ano de 1955.



Mário Bianchi (em pé - destaque), foi um dos fundadores da ACIT

Figura ativa na vida política do município, fez parte do grupo de fundadores da Associação Comercial e Industrial de Tupã (ACIT), nos anos 1950.

Mário Bianchi também foi integrante do Grupo Musical Bando da Lua.






Morte e homenagens

Mário Bianchi faleceu em Tupã aos 87 anos, no dia 29 de dezembro de 1989, deixando além dos filhos e familiares, netos e bisnetos.


Em 2011 foi homenageado pelo município, com seu nome sendo identificado em uma Rua do Bairro Nova Tupã (atual Jardim Unesp). O decreto municipal 6.724, de 12 de Julho de 2011, denomina uma das vias daquele bairro de Rua Mário Bianchi – Pioneiro.


Fonte:

- Câmara Municipal de Tupã: www.camaratupa.sp.gov.br

- Tupã: Depoimentos de uma cidade. Arlindo Vizelli Montes; Elizabeth Manrique Moreno; Iara Bianchi Nakayama. ISBN: 978-85-904606-2-6. Ano 2012 (2ª ed.), 605 páginas.

- Depoimentos de Familiares: Telma Bianchi (filha), Guilherme Bianchi (neto)

- David Antônio de Castro Júnior: Assessor Especial de Governanças Participativas e servidor público aposentado

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page