top of page

MANOEL FERREIRA DE SOUZA GASPAR (ex-prefeito)

Atualizado: 19 de mai. de 2023


Ocupação – político e empresário

Data de Nascimento – 02/02/1955 em Tupã/SP

Data de Morte – 17/06/2021 em Barretos/SP (aos 66 anos)


Família

Descendente de família portuguesa, filho de Antônio Pereira Gaspar e Brígida Ferreira Gaspar, Manoel Gaspar nasceu em Tupã, onde também passou toda sua vida familiar, empresarial e política.



Observado por Gaspar, Souza Leão concede entrevista ao jornalista José Marques Beato, na sede da Delore

Começou trabalhar aos 14 anos, como office boy na Delore, concessionário de veículos pertencente à família, onde desenvolvia todas as funções.


Manoel Gaspar permaneceu na empresa durante toda sua vida, tornando-se um dos sócios.


Cursou Ciências Contábeis pela FACAT, de Tupã, formando-se aos 21 anos na turma de 1976.


Casou-se com a senhora Isaura Pedrosa Ferreira Gaspar, também descendente de portuguesas e tiveram três filhos Gustavo, Thais e Maria Elisa.


Carreira empresarial

Manoel Gaspar sempre teve tino empresarial e fundou, juntamente com familiares o Grupo Unipetro, atuante em vários estados, cuja sede sempre foi em Tupã. O grupo conta com mais de 20 empresas fornecedoras de óleo diesel, óleos combustíveis, querosene e lubrificantes. Em 2023 possuía unidades nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Minas Gerais.


Diversificando os investimentos, além de fazendas com plantações e criação de gado, Manoel Gaspar iniciou também, a aquisição e construção de postos de combustíveis. Em 1997 construiu um posto de combustíveis na Avenida Marilia, iniciando as atividades do primeiro posto da Rede Vanuire, criada para administrar em conjunto com os filhos.



Vida Pública

Manoel Gaspar entrou na vida política como candidato a deputado federal. Não foi eleito mas tornou-se conhecido e pavimentou sua carreira local.

Foi eleito três vezes prefeito de Tupã, as duas primeiras vezes pelo PSDB e a última pelo PMDB. 1997-2000; 2001-2004; 2013-2016.



Em sua primeira eleição, no ano de 1996, foi o prefeito mais jovem de Tupã, aos 41 anos, além de ser o único, até aquele momento, nascido em Tupã.


Gaspar foi também o primeiro prefeito a ser reeleito consecutivamente em dois mandatos e o único, até o momento (2023), com três mandatos a frente do executivo de Tupã.


Conquistas Políticas

Gaspar durante uma das dezenas de obras, projetos e prédios públicos que inaugurou durante suas administrações

Manoel Gaspar ficou conhecido como o prefeito das grandes conquistas de Tupã. No segmento educacional destacam-se durante sua administração as implantações iniciais da Unesp, Centro Paula Souza e Instituto Federal.


Foi também durante a administração de Manoel Gaspar que Tupã municipalizou a Educação e foram construídas três escolas municipais, João Geraldo Iori, Governador Mário Covas e Professor Odinir Magnani, além da entrega de uma quarta escola municipal, Professor Thiago Leandro.


O Programa Federal Médico de Família veio para Tupã durante sua administração, tendo implantando três unidades do Programa Saúde da Família (PSF).



Na gestão de Manoel Gaspar, Tupã conquistou o importante título de cidade Estância Turística, período em que Tupã ficou conhecida como município 400% (100% água tratada, 100% de esgoto coletado, 100% de esgoto tratado e 100% de asfalto).


No meio ambiente, Tupã construiu seu primeiro aterro sanitário, terminando com os chamados “lixões” a céu aberto. O município também iniciou a coleta seletiva do lixo e criou uma cooperativa de recicladores, rendendo ao município prêmios e o sele de município ambientalmente correto (selo verde e azul).


Homenagem

Em 12 de dezembro de 2018, Manoel Gaspar foi homenageado pela Câmara Municipal de Tupã, com a medalha Luiz de Souza Leão, honraria que leva o nome do fundador da cidade e concedida a cidadãos nascidos em Tupã, que possuem uma história de vida dedicada ao desenvolvimento do município.


Morte

Manoel Gaspar descobriu um câncer de pulmão em 2018 e iniciou uma grande luta para conter a doença. Continuou desenvolvendo suas ações empresariais, contando sempre com o apoio da família.


Nos últimos meses de tratamento a situação se agravou e passou por várias internações. Faleceu em Barretos na madrugada do dia 17 de junho de 2021, ao lado de familiares, onde estava internado fazia alguns dias.


Devido a pandemia de Covid, as homenagens foram restritas. Seu corpo foi velado durante todo o dia, uma missa de corpo presente foi realizada na matriz de São Pedro, com transmissão ao vivo pela Rádio Nova Tupã.


O caixão com o corpo do ex-prefeito percorreu as principais ruas da cidade em cima de um caminhão do corpo de bombeiros, passando pela frente de suas empresas, residência e o paço municipal.


Na Avenida Tamoios os comerciantes baixaram as portas em sinal de respeito a memória do filho de imigrantes, empresário e ex-prefeito de Tupã Manoel Gaspar.

Gaspar foi enterrado as 18 horas do dia 18 de junho de 2021, no cemitério São Pedro.


Sites pesquisados:

- Jornal Diário de Tupã: https://diariotupa.com.br/

- Câmara Municipal de Tupã: http://www.camaratupa.sp.gov.br/

Fontes:

- arquivos pessoais José Rogerio da Silva

33 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page