top of page

Eugênio Geraldo Casale “Dr. Geninho” (cirurgião dentista, radialista)

Atualizado: 21 de jun. de 2023


Ocupação – cirurgião dentista, radialista

Data de Nascimento – 15/08/1929 – Catiguá/SP

Data de Morte – 23/12/1993 – Tupã/SP (64 anos)


Formação e Família

Eugenio Geraldo Casale nasceu no dia 15 de agosto de 1929, na cidade de Catiguá/SP.


Formou-se pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara.


Mudou-se para Tupã nas primeiras décadas de sua fundação, tendo sido um dos primeiros cirurgiões dentistas a atuar no município.


Dr. Geninho com a esposa Ester e no colo o filho Marcos

Casou-se com a Sra. Ester Romoaldo de Lourena (01/1940 – Pedro de Toledo/SP), com quem teve um filho, Marcos Casale.


Dr. Geninho faleceu no dia 23 de dezembro de 1993, aos 64 anos de idade, no Hospital São Francisco de Assis e foi sepultado na cidade de Tupã.





Entrevistando o presidente da Câmara Municipal a época Toshitiro Yoshino.

Rádio, outra paixão

Dr. Geninho, como era conhecido tinha outra paixão, o rádio.


Foi também um dos primeiros radialistas e repórteres a atuar na Rádio Clube de Tupã (AM – 1320 KHZ).


Na foto também vemos Monsenhor Afonso Hafner, de chapéu claro.


Durante entrevista, presença do ex-prefeito Oscar Elias Bueno (de óculos) e ao fundo (lado direito), ex-prefeito Idenolphi Semeghini

Na foto ao lado, Dr. Geninho atuando como repórter.


Da esquerda para a direita: vereador Raimundo Chagas (ao fundo); prefeito Idenolphi Semeghine (atrás, de bigode); e o deputado federal Adhemar de Barros Filho.









Reconhecimento

Demais profissionais da odontologia também reconheciam a competência do cirurgião dentista Eugênio Geraldo Casale, principalmente seu pioneirismo. Em artigo publicado em jornal, o também cirurgião dentista tupãense Lincoln Ricci fala sobre a realização de implantes dentários em Tupã, numa época em que o assunto ainda era tratado como inovação na odontologia mundial.

Artigo escrito por Lincoln Ricci, sobre o pioneirismo do Dr. Eugênio Geraldo Casale

No dia 28 de novembro de 2006, por meio de um decreto, a prefeitura homenageou Eugênio Geraldo Casale, dando seu nome a uma avenida no bairro Parque Carajás II, denominada – Avenida Doutor Eugênio Geraldo Casale.


O ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Tupã, Waldemar Manzano Moreno, por meio de indicação legislativa, se refere ao Dr. Geninho com as seguintes palavras:

“Quem teve o privilégio de conhecer o “Dr. Eugenio Geraldo Casale”, de conviver com ele, de compartilhar do seu convívio profissional, sabe perfeitamente bem do que estamos falando. Seu trabalho sempre foi apegado a honradez, ao carinho e a atenção às pessoas que sempre o procuraram.
Ao homenageá-lo, queremos homenagear também, na sua saudosa figura, a abnegada e benquista classe dos cirurgiões dentistas de nossa cidade” – (Waldemar Manzano Moreno – vereador, 2006)

Nas imagens abaixo, destaque para a foto (em cores), em que Dr. Geninho está na companhia do ex-deputado Federal e deputado Estadual, Cunha Bueno (ao centro), amigo pessoal, durante visita à Tupã. As imagens pertencem ao arquivo pessoal da família.

SITE PESQUISADO:

Câmara Municipal de Tupã: http://www.camaratupa.sp.gov.br/

FONTE:

Ester Romoaldo de Lourena: esposa


41 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page