top of page

ENEDINA BOTTEON (PROFESSORA)

Atualizado: 18 de ago. de 2023


Ocupação – professora

Data de Nascimento – 13/02/1933 – Itirapina/SP

Data de Morte – 23/06/2010 (aos 76 anos)


Filha mais velha do casal Ângelo Botteon e Luzia Cavalli, Enedina tem como irmãos, Eneida Botteon D´Marchi, José Eurides Bottteon, Josué Erialdo Botteon, Joel Edmur Botteon, Eloy Botteon e Enide Botteon.


Estudou os três primeiros anos do primário em sua cidade natal, a pequena Itirapina.


Em 1943, aos 10 anos, mudou-se com a família para Tupã e terminou o primário no Grupo Escolar de Tupã (onde hoje está localizado o Grande Hotel Tamoios. Foi aluna da professora Olga Salim Dualibi.


Fez admissão e cursou os dois primeiros anos do ginásio no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Tupã, e os dois últimos no Instituto Índia Vanuíre.

Na primeira foto com 15 anos; Na foto do meio com os pais (sentados) e todos os irmãos; na terceira foto, com amigas durante formação


Durante formação no curso de Letras. Enedina está na esquerda, de roupa escura, ao lado do cartaz

Formação e Carreira

Sua formação seguinte foi o curso superior de Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Inglês e Francês, pela Faculdade de Filosofia e Letras de Tupã (FAFIT), tornando-se professora.


Iniciou sua vida docente em Tupã, no Colégio Buarque de Macedo.


Professora Enedina lecionando Francês em sala de aula

Lecionou também nas escolas Lélio Pizza (por 17 anos) e Índia Vanuíre (por 12 anos), onde foi professora da disciplina de francês, no Centro de Línguas (CEU).


Na região, lecionou nas cidades de Adamantina, Parapuã, Lucélia e Osvaldo Cruz.




Indicação da Câmara Municipal do ano de 2013, ressalta algumas características da professora Enedina Botteon:


Levou a frente a responsabilidade de ajudar a Família. Estudou seu Irmão Joel Edmur Botteon – Oftalmologista na cidade de Belo Horizonte/MG. Filha que sempre teve grande amor a família e aos pais. Não casou-se nem teve filhos, pois sempre se preocupava em amparar a família de um modo geral
[...]Além da área de sua formação, ela ainda sabia muito de política, filosofia e artes em geral, era uma pessoa muito estimada por todos aqueles que com ela conviveram, em razão do seu modo acolhedor e fraterno de ser.

Aposentou-se na docência no ano de 2003, aos 70 anos de idade. Faleceu seis anos depois, no dia 23 de junho de 2010.


Homenagens

Em 2012, por meio de um Decreto Municipal, 7.038, de 19/12, a professora Enedina Botteon foi homenageada pelo município com seu nome na chamada Rua do Stand, importante via de acesso do município, entre as ruas Yamato e Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, entre os bairros Jardim Aoki e Jardim Morumbi. A rua passou a ter o nome de Rua Professora Enedina Botteon.


No ano de 2014, nova homenagem, por meio do Decreto Municipal 7.333, de 07/03, dando o nome de Escola Municipal de Educação Infantil Profª Enedina Botteon, a unidade escolar construída na Rua Laura, Jardim Cibele, Zona Leste de Tupã.

fonte:

Diego Pantaleão: social mídia TV Câmara de Tupã

arquivos familiares

sites pesquisados:

Câmara Municipal de Tupã: camara.tupa.sp.gov.br

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page