top of page

ANTENOR AVANSO (comerciante - Rei momo dos carnavais de rua - papai noel do comércio)

Atualizado: 18 de ago. de 2023


Ocupação – comerciante / carnavalesco

Data de Nascimento – 24/06/1941 – Araçatuba/SP

Data de Morte – 11/01/2003 (aos 61 anos), em Tupã


Natural de Araçatuba, casou-se aos 22 anos com Ineida Fernandes Avanso em 1963, na cidade de Divinópolis/MG. Tiveram duas filhas, Andréa Fátima Avanso (Tata) e Adriana Fátima Avanso (Tuca).


Antenor Avanso mudou-se para Tupã no ano de 1977 e desenvolveu grande parte do seu trabalho no segmento do comércio.


Foi gerente de grandes lojas e magazines, como Riachuelo, Mercadão Kyrilos, Livraria Lar Senhor Romão.


Criou também seu próprio comércio, dando o nome de “O Portão”. Foi também proprietário de uma loja de brinquedos, “A Brinquelândia” administrada por sua esposa, filhas e genro.



Sendo homenageado pelo vereador Amauri Mortágua, em cerimônia na Câmara Municipal

Dinâmico e dotado de “tino” comercial, atuou também junto aos departamentos comerciais de emissoras de rádio de Tupã. Foi gerente comercial nas emissoras Rádio Clube e Rádio Paulista FM. Trabalhou também nos departamentos comerciais das emissoras Rádio Tupã e Band FM.


Foi participante ativo da comunidade católica, integrando movimentos religiosos realizados na paróquia da Matriz de São Pedro, como o Movimento Familiar Cristão, onde participava juntamente com seus familiares.


Carnaval e Rei Momo

Antenor Avanso também teve participação expressiva nos carnavais de Tupã, principalmente os carnavais de salão, sendo eleito em várias oportunidades como o “Rei Momo” do carnaval tupãense, que juntamente com a Rainha e princesas do Carnaval, animavam os clubes carnavalescos durante as noites de folia.


Em 1983 foi convidado pelo então prefeito, Jesus Guimarães e a Comissão Organizadora do Carnaval de Tupã, para ser o Rei Momo oficial da festa, posto que prontamente aceitou, tornando-se um dos mais famosos ocupantes do posto de Rei do Carnaval de Tupã, sempre ao lado de belas Rainhas do Carnaval.


Sua primeira Rainha foi Valéria Danelutti, também escolhida pela Comissão Organizadora.


No ano de 1984, além dos desfiles de rua e em carros alegóricos, Antenor Avanso também fez parte da Corte Carnavalesca que animava os carnavais de salão de Tupã.


Em 1985, Antenor Avanso ganhou a companhia da filha, Adriana, na época com 16 anos, que participou de um concurso e foi eleita como Rainha do Carnaval, tendo a alegria de estar ao lado do pai na Avenida Tamoios, nos carros alegóricos e também nos salões, como descreve indicação da Câmara Municipal, do ano de 2008.


PAI E FILHA – REI MOMO E RAINHA
Pela primeira vez na historia do Carnaval de Tupã, pai e filha reinaram como Rei Momo e Rainha do Carnaval.
Esse reinado foi exatamente muito diferente de todos, pois o Rei Momo e Rainha começaram cedo seus reinados, visitando todos os ensaios de escolas de samba e blocos antes do carnaval e não deixando nenhum Grito de Carnaval sem participar e eles também foram os únicos que desceram a passarela do samba em carro alegórico até o final da avenida e voltaram a pé sambando entre as escolas e blocos até o ponto de partida (Câmara Municipal de Tupã, 2008)


Além de ocupar o posto de Rei Momo, Antenor Avanso foi convidado pela Associação Comercial e Industrial de Tupã para ser o Papai Noel do Natal do comércio tupãense.


Prontamente aceitou, ficando na função por quase dez anos.


Participou da criação de blocos carnavalescos formados por casais, como “Os Incas”, em 1977, cujo tema do desfile foi “Incas – Os Reis do Sol”.


Antenor Avanso morreu em Tupã, no dia 11 de janeiro de 2003, aos 61 anos.




Homenagens

Antenor Avanso foi homenageado pelo município de Tupã anos depois, por meio do Decreto Municipal 7.449, de 16 de Outubro de 2014.


Seu nome foi eternizado no Conjunto Habitacional da Melhor Idade, que foi oficialmente inaugurado em 28 de agosto de 2015, na Rua Polônia, 82, Jardim Europa – Zona Sul.


Denominado “Vila Dignidade Antenor Avanso”, o local atende 18 idosos acima de 60 anos, que possuem mobilidade e autonomia para morarem sozinhos.


fontes:

familiares e amigos

sites pesquisados:

Camara Municipal de Tupã: camaratupa.sp.gov.br

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page