top of page

WILSON DA SILVA MENDONÇA “MENDONCINHA” (ESPORTISTA)


Ocupação – esportista, servidor público municipal

Data de Nascimento – 22/7/1928 – Bairro de Bonsucesso – Rio de Janeiro/RJ

Data de Morte – 08/08/1997 (aos 69 anos)


Família e Infância

“Mendoncinha”, com ficou mais conhecido no meio esportivo, era filho de Jerônimo da Silva Mendonça e Carmem da Silva Mendonça.


Começou muito cedo no futebol, atuando pela equipe carioca do São Cristóvão.

Com a mudança da família para a cidade de São Paulo, passou a jogar por equipes da capital e interior. Jogou pelo Sorocaba Futebol Clube e Marília Atlético Clube.



Vinda para Tupã

No início dos anos 1950 a família mudou-se para Tupã e “Mendoncinha” passou a jogar pelo Tupã Futebol Clube.


Rapidamente tornou-se destaque do time, atuando no clube local até o encerramento da carreira como jogador.


Deixou o futebol dentro das quatro linhas, mas continuou fora delas. Passou a ser o técnico do tupã Futebol Clube, time conhecido também como “o mais querido da alta Paulista”.


Outra função que desempenhou ligada ao futebol foi de comentarista esportivo, durante as transmissões realizadas pela Rádio Clube de Tupã.



Tinha paixão pelo samba e colaborou na organização e alguns desfiles da escola de samba “Acadêmicos da Vila Vargas”.


Em 12 de junho de 1959, jovem ainda, com 31 anos passou a trabalhar como funcionário público municipal da prefeitura de Tupã, ocupando o cargo de escriturário do almoxarifado.

Seis anos depois, em 1º de outubro de 1965, foi nomeado para o cargo de fiscal do serviço público de abastecimento de água, permanecendo neste cargo por mais 8 anos.


No dia 12 de fevereiro de 1973 “Mendoncinha” foi nomeado para o cargo de diretor de serviços de Água e Esgoto, cargo que permaneceu até sua aposentadoria como servidor público municipal, no dia 25 de setembro de 1980.



Vereador

Muito atuante em vários segmentos e conhecido da população, candidatou-se a vereador e foi eleito para a legislatura 1973-1977, tendo como marca a defesa dos interesses dos servidores públicos municipais.




Homenagens

“Mendoncinha” foi homenageado pelo município de Tupã em 2012, tendo seu nome eternizado em uma rua do bairro Jardim Residencial Toledo Ville (CEP 1767-115), denominada Rua Wilson da Silva Mendonça, por meio do decreto municipal 7019, de 29 de novembro de 2012.


“Mendoncinha” faleceu aos 69 anos, no dia 8 de agosto de 1997.

Sites Pesquisados:

Câmara Municipal de Tupã: camaratupa.sp.gov.br

Fonte e imagens:

Amigos, redes sociais e familiares


86 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page