top of page

José Anselmo Filho (Zé Pretinho)


Ocupação – Músico e Maestro

Data de Nascimento – 30/12/1938 – Ituverava/SP

Data de Morte – 01/08/1997 – Tupã/SP (aos 58 anos)


Família, Infância e Juventude

José Anselmo Filho, mais conhecido por “Zé Pretinho” nasceu no interior do Estado de São Paulo, no dia 30 de dezembro de 1938, na pequena Ituverava, cidade localizada na região metropolitana de Franca.


Criada em 1818 como um pequeno povoado, Ituverava foi emancipada como município ainda no século XIX, no ano de 1895. Atualmente possui 42 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2021.


Filho do casal de lavradores José Anselmo e Jeronima Maria de Jesus, “Zé Pretinho” era neto de escravos. Ainda criança, mudou-se com a família para uma propriedade rural na cidade de Colina, vivendo no local por aproximadamente 20 anos.


À esquerda, com instrumento de cordas, já mostrava seu talento para a música

Seu contato com a música começou quando tinha 18 anos, demonstrando muito talento e habilidades com instrumentos musicais, tanto de cordas como de sopro.






Zé Pretinho casou em 1958, com apenas 20 anos de idade, com Maria Rosa de Jesus



Sentado na fachada do Grande Hotel Tamoios, no período dos grupos musicais dos anos 1960

Tupã e a Música

O músico mudou-se para Tupã quando tinha 24 anos, no ano de 1962 e rapidamente passou a integrar os principais grupos musicais, Big Band´s e Orquestras da cidade.


Tocou com os irmãos Castro, na famosa Leopoldo e Orquestra.






Vários momentos de Zé Pretinho integrando as Orquestras de Tupã


Como professor, ensinava Saxofone, Trompete, Contra Baixo e Violão. Foi também professor de violão na extinta Associação de Ensino de Tupã, no Instituto Santa Cecília. Na região, lecionou na cidade de Bastos e na Escola Magda Taglliaferro, em Penápolis.


Como saxofonista era muito requisitado, integrando grupos musicais como Os Bird´s, a Orquestra da cidade de São José do Rio Preto, além de integrante da Leopoldo e Orquestra Tupã.



Zé Pretinho e Maria Rosa tiveram cinco filhos, sendo que suas três filhas, Geni, Marli e Marilda seguiram a carreira musical, incentivadas pelo pai, músico e maestro.



Zé Pretinho integrou ainda a Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro, onde também levou sua filha Marli Anselmo, que atualmente (2023) faz parte do grupo de músicos mais experientes.


Como Maestro, foi responsável pela criação e elaboração de inúmeros arranjos musicais, tanto para os grupos como para as bandas e orquestras, e principalmente para os integrantes do Coral de Tupã.


Morte e Homenagens

Zé Pretinho morreu em Tupã, no dia 1º de Agosto de 1997, aos 58 anos de idade. Foi homenageado pela Câmara Municipal, cuja moção endereçada a família trazia os seguintes dizeres:

"Profissional capacitado e querido nos meios musicais, "Zé Pretinho" encantava a todos com seu modo simples e amável de falar, de contar coisas e receber as pessoas. Era um verdadeiro "gentleman". Quem conheceu o conviveu com o músico sabe de suas preferências literárias, artísticas e musicais e, principalmente, de sua paixão pelos estudos dos ensinamentos rosacruzes. O meio artístico tupãense perde uma figula importante como profissional, como pessoa e como amigo. Que o Arquiteto do Universo o receba de braços abertos..."

Dois anos após sua morte, em 25 de junho de 1999, a prefeitura de Tupã eternizou sua memória e história, conferindo-lhe o nome no recém-inaugurado Espaço Cultural da Praça da Bandeira, que por meio do Decreto 4.791, passou a ser chamado de:


ESPAÇO CULTURAL JOSÉ ANSELMO FILHO “ZÉ PRETINHO” – A MÚSICA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA


O Espaço Cultural Zé Pretinho tornou-se o mais importante ponto de manifestação artística e cultural de Tupã, recebendo eventos, festas e grandes apresentações. A Orquestra Municipal, a qual o músico fez parte usa o espaço para ensaios e apresentações, além de ter uma sala própria para guardar os instrumentos e equipamentos.


Fontes:

Diego Pantaleão: Social Mídia TV Câmara de Tupã

Familiares

Sites pesquisados:

Câmara Municipal de Tupã: https://www.camaratupa.sp.gov.br/

Prefeitura de Tupã: https://www.tupa.sp.gov.br


Posts Relacionados

Ver tudo

Kommentare


bottom of page